aniversário, antes de ser mãe eu não sabia que..., cartas ao tom, um aninho

Carta ao Tom #2 – Do seu aniversário

Tomás,

Há um ano atrás, eu vivenciava a experiência mais intensa da minha vida: a do seu nascimento. Há um ano atrás, recém parido, você vinha para os meus braços com os olhos já abertos. Há um ano atrás, eu te abraçava e te cheirava. Há um ano atrás, eu ouvia seu choro pela primeira vez. Há um ano atrás, junto com você, muitas coisas nasciam em mim. Há uma ano atrás, a sua chegada me pedia urgência para resolver questões antigas e arraigadas em mim. Há um ano atrás você mudava o rumo da minha vida para sempre.

Nesse primeiro ano passamos por muitas fases. Cada uma com suas particularidades, com suas dores e suas delícias. Nesse seu primeiro ano de vida, eu não soube, muitas vezes, diferenciar o que era verdareiramente meu, e o que era verdadeiramente seu. Vivemos assim em simbiose, um emaranhado de emoções. Nesse primeiro ano, houve dias nos quais eu me sentia tão forte, e em outros eu me sentia tão frágil. Em alguns dias eu parecia te conhecer tanto e tão bem, e em outros eu ficava tão perdida, com tanto medo. Medo de não saber e de não poder dar o que você precisava.

Você me ensinou e tem me ensinado tanto, Tomás. Mas eu não costumo pensar no futuro. Engraçado, a graça com você está no hoje. Nas muitas coisas que você tem para me dar no dia a dia. A sua alegria genuína, a sua curiosidade, a revelaçao cada dia maior da sua personalidade, a maneira como você responde ao novo, cada gesto novo, cada descoberta… É tanta coisa que vivenciamos juntos, principalmente nesses últimos dois meses, quando você pareceu dar um salto gigantesco de desenvolvimento.

Filho, baseado nesse primeiro ano, posso dizer que apesar de todas as dificuldades, erros e acertos, as coisas têm dado muito certo. Eu, você e seu pai formamos um bom time, e cada dia mais, nos sentimos à vontade, cada um com seu papel, dentro dessa família.

É claro que eu quero que você seja feliz em todos os anos da sua vida, é claro que eu quero que a vida lhe seja generosa, é claro que eu lhe desejo todo o bem do universo. Mas falando assim, parece pouco perto do meu tanto querer para você. São coisas que só o coração mesmo pode entender*. Porque tem muitas coisas, Tomás, que eu só sei sentir, são coisas que eu não sei falar. E quando se trata de você e da sua vida, isso se intensifica.

Agora que você faz um ano, e pouco do mundo e da vida entende, provavelmente não entenderá muito bem que é seu dia, o dia do seu aniversário. Mas espero que você sinta todo o amor que temos por você, todo o amor com que fiz seu bolinho, todo o amor que desejamos para sua vida. Mais do que tudo, eu quero mesmo, que você encontre muito amor na sua vida afora. Que você possa sentir, hoje e sempre todo o amor que eu sinto por você.

Pois como disse seu homônimo famoso (pelo menos no apelido) Tom Jobim, fundamental é mesmo o amor. Olha que coisa bonita, filho! Realmente, fundamental é mesmo o amor. E você é muito amado. Antes mesmo de sabermos que você era você, você já era amado.

Feliz aniversário, meu querido Tomás! Feliz primeiro aniversário!

Te amo muito e tanto.

Deine Mama.


Aprendeu a bater palminha

*Da música Wave de Tom Jobim. Ouve aqui:

Anúncios

9 comentários em “Carta ao Tom #2 – Do seu aniversário”

  1. Que linda homenagem, Gabriela! Parabéns pelo primeiro ano desse fofo que é o Tomás, que ele tenha sempre muita saúde e que todos os dias de sua vida sejam recheados de momentos felizes!
    Beijo pra vocês!

    Curtir

  2. Gabriela linda homenagem para o Tomás. Parabéns para os pais, parabéns para o seu filho.
    Que bacana que está morando novamente na Alemanha. Com certeza, teremos muito o que trocar, conversar… Adorarei saber mais de vocês. Acompanhar um tanto do seu percurso por aqui.
    Vi que deixou um recadinho no meu blog. Bacana, pois assim pude conhecer seu blog também.
    Vamos trocando, ok? Adorarei!
    Beijos e tudo de bom. Boas Festas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s