Alemanha, hebammen, o parto, parteiras, parto humanizado

As parteiras alemãs precisam de ajuda!!!!

Aos fatos

As parteiras alemãs correm o risco de se extinguirem (eu sei, parece forte, e é mesmo) apenas e tão somente porque os custos do seguro estão explodindo!

Explico:

Geralmente, as Hebammen (doulas/parteiras alemãs) são autônomas. Mas mesmo trabalhando em clínicas ou hospitais, as parteiras alemãs são seguradas por danos contra terceiros (Haftpflichtversicherung) pela instituição e/ou chefes para os quais trabalham. Ainda assim, elas são aconselhadas a pagarem, por conta própria, um seguro adicional, uma vez que indenizações por ordem de danos causados durante ou após o parto, podem ser gigantescas.

Por conta disso, uma única seguradora na Alemanha oferece seguros para as Hebammen. E ela está aumentando enormemente o valor do seguro. A previsão, caso os preços sigam exorbitantes como estão, é de que as parteiras deixem de exercer a profissão! E sabe por quê? Porque se tornaria inviável trabalhar correndo o risco de ser processada (e tendo que arcar com eventuais indenizações), e mais inviável  ainda cobrar um honorário que cobrisse os gastos com o seguro.

imagem: Martin Schutt/lth/dpa

 

Tá e daí? E daí que o fim das parteiras significaria que as mulheres aqui na Alemanha não teriam mais a opção de escolher como e onde teriam seus filhos, uma vez que a escolha por partos domiciliares ou em casas de parto deixaria de existir. Assim como o apoio dado pelas parteiras às mães no pós-parto também acabaria.

Tá e daí de novo? Eu nem moro na Alemanha…

E daí que hoje, 8 de Março, é o Dia Internacional da Mulher. E no dia Internacional da Mulher nós não somente celebramos tudo o que nossas antecessoras na luta por nossos direitos fizeram, como também nos lembramos que há muito por fazer, e que as mulheres ainda precisam lutar por seus direitos.

E embora muitas não saibam, parir é um direito da mulher. Ah, sua radical, querendo empurrar goela abaixo o parto humanizado!  Toda mulher que quer, que deseja que luta por parir, tem sim o direito a fazê-lo. E fazê-lo com apoio, com respeito, com quem ela escolher e onde ela escolher.

Eu pari meu filho com a equipe que escolhi, no lugar que escolhi. Eu pari meu filho com a equipe mais amorosa que podia existir. Eu tive apoio, eu tive carinho, eu tive respeito. E Tomás nasceu no seu tempo, e foi acolhido da maneira mais humana e respeitosa que existe.

E eu desejo, de coração, que todas as mulheres que desejam trazer seus filhos ao mundo de maneira respeitosa tenham condições para isso. E bem sabemos que é, não só, mas também e em grande parte, através das doulas/parteiras que muitas de nós conseguimos realizar o desejo de parir.

Hoje, Dia Internacional da Mulher, muitas mulheres marcharam em várias cidades da Alemanha, tentando sensibilizar Estado e População para toda essa situação.

Salvem nossas Parteiras


Se você mora na Alemanha, por favor, assine as petições, entre nos grupos sociais de apoio às Hebammen, passe pra frente tudo o que ler a respeito. Aqui, aqui e aqui (links em alemão) você fica sabendo um pouco mais.

No Brasil, felizmente, vivemos momentos de Renascimento do Parto. Mas a luta pelo nascimento respeitoso não deve ser só no Brasil, deve ser uma luta de todos, no mundo todo. E todas nós que lutamos pela causa – seja no batalhão de frente, seja nos bastidores – nós sabemos quantos espinhos já encontramos pela frente, quantos sapos engolimos pelo caminho. E mesmo assim, muitas de nós, ainda amargam  o gosto terrível da incompreensão, da descrença nelas mesmas, amargam o medo e a frustração.

E convenhamos, PARTO e PARTEIRA combinam tanto quanto macarrão com queijo, sorvete com casquinha, namoro com beijo e bebê no peito! Não deixemos o parto morrer, não deixemos o parto acabar, não importa se é aqui ou acolá. Não deixemos muitos menos as parteiras acabarem.

Pois como as Hebammen aqui andam gritando aos quatro cantos: o mundo precisa de parteiras. agora mais do que nunca!

Mais do que nunca, que fique bem claro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s