eu sei que escrever sobre leite vegetal é como chover no molhado. e por isso mesmo, eu achei que nem valia a pena compartilhar uma coisa vergonhosamente simples. e já tão pública e notória.
mas apesar de simples, eu achava que fazer o próprio leite vegetal era coisa de
gente luz e flor demais. e sobretudo, eu achava que ia dar muito trabalho. e ai, que preguiça de mais trabalho!
muito desse pensamento vinha do fato de, na alemanha, eu encontrar leite vegetal facim facim. e orgânico e biodinâmico e sem conservantes, aromatizantes, açúcares e demais porcarias. era na embalagem tetra pak, mas eu achava que dos males o menor. além do que, eu achava que deveria dar um apoio para os fabricantes que apareciam em fotos sorridentes na caixinha, garantindo a procedência e a qualidade do produto.
ainda que o custo fosse relativamente alto, eu pagava com a consciência tranquila, e seguia feliz com meu leitinho prático e embalado.
aqui na inglaterra eu ainda não achei 100% meus esquemas de compra. sobretudo o circuito alternativo de compras. e foi ao comprar uma embalagem de leite de amêndoas, e me deparar com a realidade de que naquela caixinha vinha muito mais do que o leite propriamente dito, a saber: maltodextrina, óleo de girassol, sal, emulsificantes e conservantes, que eu decidi dar uma chance para o modo homemade de leite vegetal.
então se você, assim como eu achava que seria muito trabalho, eu te digo por experiência própria que não. e além de ficar uma delícia, não tem os veneninhos disfarçados adicionais. e não vai te custar mais do que vinte minutos.
a receita é mega simples: para cada xícara de amêndoas (ou qualquer outra castanha de sua preferência) você adiciona três xicaras de água. mas antes você precisa deixa-las de molho por 12 horas, preferencialmente.
depois é só escorrer a água do molho (e descarta-la), bater bem no lquificador, coar com um pano tipo voil ou pano de prato bem limpo, e voilà, tens teu leite.
com o que sobra depois de coar, a gente coloca em cima das frutas no café da manhã, ou coloco na massa de bolos, muffins & Co. e dá também pra fazer queijo vegano, mas eu ainda não fiz.
já percebeu que não é necessário ter diploma de naturebices, nem estágio em woodstock, nem coroa de flores na cabeça para fazer seu próprio leite vegetal, não é!
e se com este post eu consegui provar por a mais b que, de fato, fazer leite de amêndoas é coisa fácil, considero minha missão cumprida.
então, experimenta fazer, e depois volta pra me contar se a vontade não era mergulhar dentro da garrafa pra aproveitar cada gota, de tão gostoso que ficou.
Adorei! Eu tinha essa mega encanação – achava que seria mega difícil – mas descobri que não e agora faço leite de coco toda semana (aqui o coco seco é baratinho e tem em todo lugar, né?).
Uma beijoca pra vc! 😘😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Jana, eu queria ter quebrado essa barreira mental da dificuldade ainda no Brasil, onde se acha Coco com facilidade e baratinho. Aqui 100g de Coco custa £1 no lugar mais barato. Ou seja, não rola. Acho que da próxima vez que for ao Brasil, vou trazer muito Coco seco. Antes era feijão, Mas aqui no UK a gente acha feijão fácil. Essa vida, viu! Não se pode ter tudo mesmo 😂😂😉😂
CurtirCurtir
Que maravilha!!
Super me convenceu, Gabi. Vou fazer também.
Ainda mais aqui, que a pequena não consome leite de vaca, acho que vai ser legal pra ela também, né?! Depois te conto como foi a minha experiência.
Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Má, faz sim! Você viu como é fácil!
A Agnes não tem alergia à nenhuma castanha, né? Na dúvida fale com a pediatra. Eu conheço muita criança que toma leite vegetal desde muito cedo, mas cada criança é uma, não é mesmo!
Depois me fala se vocês gostaram!
Beijocas
CurtirCurtir
Oi, me tira uma dúvida…vc escorre a agua do molho e bate so as amêndoas?!nao adiciona mais agua?!quanto rende uma xicara e por ate quanto tempo pode ser armazenado na geladeira?!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Dani! Sim, como eu disse acima, a água do molho precisa ser descartada. E pra cada xícara de amêndoas ou castanhas você adiciona três de água. Bata e coa bem! Eu não sei te falar quanto tempo dura na geladeira, porque o consumo aqui é muito rápido; mas acredito que por cinco dias, uma semana, no máximo. Espero que você goste. Beijo
CurtirCurtir
Hmmmm!!!
Vc me deixou é com vontade!! Vou fazer tb!
Uma dúvida: a água do molho tb é usada na hora de bater tudo??
Beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Gabi, acho que eu acabei falando tanta coisa que a feitura mesmo ficou meio perdida no meio do post hehehe. A água do molho precisa ser descartada necessariamente, tá! E pra cada xícara de amêndoas/castanhas acrescente três xícaras de água. Fica uma delícia pra fazer smoothies, porridge, tomar com café…. Faça e me conte se gostou! Beijocas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal, brigadão!!
Depois te conto!!
Beijo
CurtirCurtir
Ah!!! Morri de rir com o “gente de luz e flor”! Hahaha
CurtirCurtir
Que maximo Gabi!!! Com certeza vou me inspirar. Assim como vc EU achava q fazer o propio leite seria muuuuuuito complicado, mas e super facil. Venho aqui pra contar depois a minha experiencia. Vc e vegana?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vc viu querida, como é vapt vupt ;-)! Faça mesmo e me conte também!
Já fui vegana, Debbie. É uma longa história… Conto pra vc um dia desses.
Grande beijo
CurtirCurtir
By the way… Vc ta mto gata na foto do perfil. E comentario acima e meu “mulher de fases”
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, são seus olhos!! Beijocas
CurtirCurtir